Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As formigas dormem?

   Quem já acordou no meio da noite sabe: a casa fica mais silenciosa, mas não totalmente parada. Insetos, por exemplo, aproveitam para se mover mais livremente por aí.

   Será que as formigas nunca dormem?!

   Para responder, o biólogo Carlos Roberto Brandão, da Universidade de São Paulo. 

   Ele explicou que existem espécies de formigas que trabalham de dia e outras que trabalham de noite. Por isso, podemos ver formigas andando por aí às três horas da manhã. Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. 

   “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos. Então, as formigas que andam pela parede da sua cozinha de madrugada estão procurando o que comer! 

   Depois de fazer sua refeição, na hora do seu repouso, elas entram em um estado de letargia – ou seja, ficam mais lentas e fazem tudo mais devagar. É como se elas dormissem acordadas… 
 
  Dormir, mas manter-se parcialmente alerta. O mesmo tipo de comportamento é observado em outros animais, como os pássaros que se empoleiram em cima das árvores, e mesmo em baleias e golfinhos, que derivam na superfície do mar. Seu corpo fica em alerta para que eles não caiam lá de cima, do mesmo jeito como os golfinhos dormem atentos aos momentos de subir à superfície e respirar.

BLOGUE DO REX - 27-09-2012 
Dúvidas, Críticas ou Sugestões? Comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário